Estamos acostumados a ver lindas mandalas simétricas cheias de traços e curvaturas. Algumas com cores outras apenas no traço. Umas nos geram encantamento e outras um certo incomodo que não sabemos dizer o motivo. E isso tem um porquê. As mandalas atingem um nível mais profundo da nossa consciência.
Estamos acostumados a ver mandalas artísticas como essas que descrevi, mas temos também mandalas religiosas e nossas queridas mandalas terapêuticas.
As Mandalas Terapêuticas são como uma foto de como se encontra o nosso mundo interior. Consiste em depositar formas e cores dentro de um círculo que nos orientam sobre os aspectos do nosso inconsciente que estão disponíveis no momento para serem compreendidos e integrados a consciência num processo de autoconhecimento.
A produção da mandala por si só já produz uma inegável descarga de tensão. É como se eu colocasse em algum lugar fora de mim aquilo que não consigo nomear, que me aflige, me angustia. Dou vazão para aquele afeto.
Pelo desenho, um profissional habilitado pode ajudar a compreender os simbolismos daquela mandala, tornando palpável e nomeável os conteúdos ali registrados.
Quer saber mais sobre mandalas terapêuticas e seus objetivos? Comenta aqui embaixo.
Quer começar seu trabalho em psicoterapia com elas? Agende uma sessão: (11) 94361-1644
Gabriela Gonçalves Gomes – Psicóloga – CRP 06/165019