São diversos os benefícios e objetivos da mandala terapêutica, mas dentre eles temos:
• Aliviar a ansiedade
Sabe quando estamos com estamos com tantos pensamentos e cobranças aleatórias em nossa mente que não conseguimos desligar nem por um segundo? Muitas vezes desenhar uma mandala nos ajuda a “colocar ordem na bagunça”. O fato de podermos “colocar” aquela desordem em algum lugar fora da nossa cabeça, nos da a sensação de leveza, levando ao próximo objetivo.
• Organizar o pensamento
Costumo ilustrar para os meus pacientes que a ansiedade, quando muito intensa ou em crise, nos dá a sensação de estarmos em um labirinto sem fim e quanto mais tentamos entender e o que está havendo ali em um momento de crise, mais muros são criados. A crise de ansiedade nos tira de nossa realidade física e nos perdemos na imensidão que é nosso mundo interno. Pensando no nosso próximo objetivo…
• Desenvolver clareza, foco, presença no momento presente
A mandala nos dá um mapa desse labirinto e nos traz de volta para o mundo físico. Nos ajuda a olhar com mais clareza para o que está acontecendo lá dentro.
• Equilibrar os opostos na consciência
Outro objetivo da mandala é nos ajudar a equilibrar e compreender conflitos entre opostos. Nós vivemos e crescemos sob eles, então esse objetivo tem uma importância gigantesca… mas esse assunto fica para um próximo post!
E aí? O que achou dos objetivos da mandala terapêutica? Fez sentido para você? Me conta aqui nos comentários e me diga se quer saber um pouco mais sobre os opostos que regem nossa vida.
Agende uma sessão: (11) 94361-1644
Gabriela Gonçalves Gomes
Psicóloga – CRP 06/165019